Pode flutuar durante a gravidez?
- Tiago Dimer
- 9 de ago. de 2023
- 4 min de leitura
As mulheres grávidas podem se beneficiar dos tanques de flutuação mais do que qualquer outra pessoa. Para mulheres grávidas, o tanque flutuante é um santuário adorável.

Flutuar durante a gravidez permite que você evite o peso extra da barriga, aliviando a pressão em seu corpo, coluna e pés. Geralmente, a Terapia de Flutuação promove um sono reparador, uma agradável sensação de bem-estar e pode aliviar todas as dores da gravidez. A Terapia de Flutuação é uma técnica relaxante que permite uma agradável sensação de bem-estar e tranquilidade durante a gravidez.
As mulheres grávidas podem se beneficiar dos tanques de flutuação mais do que qualquer outra pessoa. Devido a tremenda pressão gravitacional exercida sobre o corpo, até mesmo deitar na cama pode ser bastante doloroso para uma mulher nos estágios finais da gravidez. Para mulheres grávidas, o tanque flutuante é um santuário adorável. No entanto, flutuar durante o primeiro trimestre não é recomendado para mulheres grávidas. Se você tiver alguma preocupação com as consequências de flutuar durante a gravidez, recomendamos consultar o seu médico e obter permissão antes de flutuar.
Razões importantes pelas quais você deve considerar flutuar durante a gravidez:
Flutuar é um alívio totalmente natural
Você pode, sem dúvida, flutuar. Flutuar é um método totalmente natural e livre de drogas para relaxar, desestressar e reduzir a dor e a tensão em seu corpo e mente. A maioria relata uma maior sensação de paz, bem-estar aprimorado e sono melhor, o que pode ser difícil de encontrar para mães grávidas. Muitos médicos podem aconselhá-la a evitar banhos quentes ou saunas enquanto seu bebê está se preparando. Esses cuidados, no entanto, não se aplicam aqui porque nossos tanques são mantidos em uma temperatura corporal neutra.
Flutuar é higiênico
Muitos dos "nãos" sugeridos para a gravidez foram transmitidos de geração em geração devido à preocupação com a limpeza. Muitas gestantes tornam-se eremitas virtuais devido ao medo de entrar em contato com qualquer poluente no ar, na água ou nos arredores Devido aos compostos químicos em vários procedimentos de coloração de cabelo, muitos médicos recomendam que você evite tingir o cabelo completamente! Por outro lado, flutuar é totalmente seguro para você, seu filho e seu corpo. Isso ocorre porque toda a água no tanque é limpa usando muitos processos redundantes. A luz ultravioleta e uma solução de peróxido de hidrogênio são usadas para tratar cada gota. Além disso, cada tanque contém 300 quilos de Sal Epsom dissolvidos. Como resultado, a alta salinização da água evita a maioria dos contaminantes, enquanto o peróxido e a luz ultravioleta cuidam do restante.
A flutuação oferece benefícios terapêuticos essenciais
Os níveis de magnésio, como muitos outros nutrientes e minerais essenciais, podem diminuir durante a gravidez. Isso é especialmente preocupante porque o magnésio é um dos elementos cruciais para uma gravidez saudável. Verificou-se que a absorção transdérmica fornece maiores quantidades de magnésio mais facilmente utilizável ao seu corpo do que a ingestão oral.
Flutuar anula a gravidade
Todos nós somos afetados pela gravidade. Mas nunca é mais aparente do que quando estamos fisicamente carregando um segundo corpo em cima do nosso. O aumento de peso que acompanha a gravidez pode ter um impacto significativo na coluna, nas articulações e nos músculos. Mesmo sair da cama durante o terceiro trimestre pode ser difícil. A flutuação é a única terapia que elimina os efeitos da gravidade. Apenas reclinar-se e soltar-se manterá seu corpo em um estado de animação suspensa. Você está sendo sustentado por um material que não deveria ser sentido.
O "efeito espelho" da flutuação aumenta o vínculo pré-natal
Seu bebê está cercado por água calmante e de temperatura neutra e está flutuando na escuridão absoluta. Eles ouvem um batimento cardíaco. Tudo o que conhecem é serenidade e calma.
Cada flutuadora tem uma experiência única. No entanto, muitas gestantes afirmam que a flutuação permite que elas sintam a mesma neutralidade sensorial calma de seu bebê. Replicar uma experiência compartilhada pode fortalecer a relação entre mães e filhos. Sem mencionar o fato de que, como o bebê e a mãe compartilham o mesmo habitat biológico, qualquer serotonina, oxitocina e endorfinas flutuando podem trazer apenas benefícios positivos para todos.
A flutuação é, sem dúvida, recomendada para quem sofre de estresse, ansiedade, dor crônica e várias outras doenças.
Dicas de outras posições para a flutuação quando você está grávida:

1. Flutuando de barriga para baixo
Durante a gravidez, o peso do útero em expansão pressiona seus órgãos e deixar a água salgada suportar esse peso por 90 minutos pode ser agradável.
2. Flutuando com apoio de cotovelo
Coloque os cotovelos no chão do tanque e o queixo nas mãos para usar os cotovelos. A profundidade da água é aproximadamente do comprimento de seus antebraços, então seu rosto ficará seco. Essa postura dá um belo alongamento à coluna, que agrada a algumas mulheres.
3. Flutuando de braços cruzados
Cruze os braços sob o queixo: flutue de barriga para baixo na água com a cabeça apoiada nos antebraços. Isso é comparável a flutuar em um macarrão de piscina e pode ser preferido para alguns.
4. Flutuando com um macarrão de piscina
Use um macarrão de piscina para manter o rosto fora da água flutuando de bruços com os braços sobre o macarrão e o macarrão sob o queixo. O macarrão manterá sua cabeça apoiada mesmo se você adormecer.
Quem não deve usar um tanque de flutuação?
Flutuar durante o primeiro trimestre NÃO é recomendado para mulheres grávidas. Se você tem claustrofobia, epilepsia, doença renal, pressão arterial baixa, qualquer condição infecciosa, como diarreia ou gastroenterite (e por 14 dias depois disso), feridas abertas ou úlceras na pele, a flutuação não é sugerida.
Comments